Miko

Na antiga Tamu-ra, vários locais eram corrompidos e profanados por youkais. Com isso surgiram os protetores como os samurais, mas lidar com espíritos não é para aristocratas, Tamura precisava de guardiãs dedicadas a proteger vidas inocentes dos artimanhas de espíritos malignos, Logo surgiram as Mikos, poderosas sacerdotisas e lendárias guardiãs de templos Bushintau.

Mikos são respeitadas em grande parte das comunidades mesmo que seus dogmas fujam dos preceitos de idolatria por Lin-Wu, pois além de serem vistas como protetoras dos vilarejos contra ataques de monstros ou espíritos malignos, elas são acolhedoras e receptivas. Talvez pela forma como as mulheres lidam com o mundo com seu apelo ao materno e sua paciência, fazem com que Mikos sejam apenas voltadas para o gênero feminino.
Elas são imediatamente reconhecidas pelas suas vestimentas tradicionais e seu arco feito de tronco de cerejeira.

Aventuras:
Ser uma miko é uma honra reservada aquelas que conseguem manter seu espírito puro, livre de prazeres mundanos. Ser uma miko é uma honra reservada àquelas que conseguem manter seu espírito puro, livre de prazeres mundanos. A tradição e o título é passada por entre mulheres de uma mesma família.

Geralmente miko são responsáveis por auxiliar na manutenção de templos dedicados ao Bushintau, mas não é raro que embarquem em alguma jornada para achar uma forma de impedir um mal maior ou buscar uma forma de remover um youkai ou maldição.

Honra:
Mikos buscam proteger o mundo carnal dos perigos do mundo espiritual e para fazer o mesmo precisam manter seu corpo e mente puros. Não confunda a gentileza e serenidade de uma Miko com inocência ou fraqueza, o poder de uma Miko pode perfurar qualquer coração sombrio.

Religião:
Mikos cultuam quase que exclusivamente o Bushintau. Embora algumas guardem templos que cultuam a família celestial.

Histórico:
Assim como os shikan, Mikos nascem capazes de ver os espíritos, mas ao invés de se tornarem um canal de comunicação entre os dois mundos, se tornam o escudo do mundo material. São treinadas desde muito cedo, geralmente logo após o início do ciclo menstrual. Treinadas por uma Kuchiyose miko,Miko veterana, geralmente um parente próximo, passam por uma rotina constante de purificação espiritual e aprendizado do mundo espiritual.

Raças:
A Tradição das mikos é mantida em sua grande maioria por humanos, muito raramente será observado alguma outra raça como uma Ryujin, Vanara ou Hengeyoukai servindo como uma Guardiã de algum templo perdido. Hanyous tem um coração muito impulsivo e sofrem grande dificuldade de se tornar Mikos (embora algumas consigam domar sua natureza impulsiva e se tornar poderosas guardiãs), Nezumis não conseguem manter a pureza espiritual necessária para as habilidades de uma Miko e Mashins tem grande dificuldade em canalizar sua energia espiritual, vinda de grande parte de seus elementais. Kaijins não conseguem se tornar mikos pois seus corações já foram tomados pela tormenta.

Outras Classes:
Devido a sua natureza pura e honrada, possuem uma boa relação com Samurais, Shugenjas e Monges. Aainda que alguns subestimem sua importância para a sociedade tamuraniana, somente um tolo desonrado desejaria mal a uma defensora tão importante.
Kenseis e Bushis e Shikans honrados podem vir a ganhar o respeito da guardiã.
Mikos tem grande dificuldade em se relacionar com Ninjas,Wu-jen , Yakuzas e Onimushas.

Características de Classe

Gênero: Apenas personagens Femininos.
Modificador de Honra: +1.

Pontos de Vida: uma Miko começa com 10 pontos de vida (+ modificador de Constituição) e ganha 3 PV (+ mod. Con) por nível seguinte.

Pontos de Magia: uma Miko começa com 6 pontos de magia e ganha 4 PM por nível seguinte.

Perícias Treinadas: 4 + modificador de Inteligência.

Perícias de Classe: Adestrar Animais (Car), Atletismo (For), Cavalgar (Des), Conhecimento (Int), Cura (Sab), Diplomacia (Car), Identificar Magia (Int), Intuição (Sab), Ofício (Int),Obter Informação (Car),  Percepção (Sab), Sobrevivência (Sab).

Talentos Iniciais: Usar Armaduras (leves), Usar Armas (simples),Usar Armas (Marciais), Vontade de Ferro.

NívelBBAHabilidades de Classe1
1Aprendiz dos espíritos, Devoto do Bushintau
2Purificação, Heiwa no Ya (1d6)
2Discípulo dos espíritos
3Inochi no Iki
3Mahi no Ya (Médio), Hama no Ya (básico)
4Heiwa no Ya (2d6), Iniciada dos espíritos
4Purificação II
5
5Mahi no Ya (Grande)
10º6Heiwa no Ya (3d6), Adepta dos espíritos, Hama no Ya (intermediário)
11º6
12º7Mahi no Ya (Imenso)
13º7Purificação III
14º8Heiwa no ya (4d6)
15º8Mestre dos espíritos, Hama no Ya (avançado)
16º9
17º9
18º10Purificação IV
19º10Heiwa no ya (5d6)
20º12Hama no Ya (Sublime)

Habilidades de classe

Aprendiz dos espíritos:
Uma miko tem contato direto com o mundo dos espíritos, aprendendo jutsus que a ajudaram em sua caminhada de proteção ao mundo. Você aprende um número de jutsus básicos de Sabedoria igual a seu bônus de Sabedoria (mínimo +1). Além disso, você pode aprender qualquer jutsu com “espírito”, “espiritual” ou “proteção” no nome, desde que possa executar jutsus de mesmo grau, não importando quais chacras tenha aberto (veja mais na página 158, Capítulo 4: Jutsus, livro Império de Jade). Aprender e executar esses jutsus não resulta em violação de honra.

A Miko recebe um arco Obra-Prima de sua mestra/guia espiritual assim que conclui seu treinamento, pois muitas de suas habilidades exigem o uso de um arco para lança-las. (ela pode usar outras armas porém, algumas habilidades tem o uso restrito para o arco (curto, longo ou composto).

Devoto do Bushintau:
Você recebe o talento Devoto do Bushintau. Caso decida, a qualquer momento, devotar-se a outra religião (escolhendo o talento Devoto de Lin-Wu ou Devoto da Família Celestial), você imediatamente perde este talento e seus poderes concedidos do Bushintau.

Purificação:
Por causa do seu modo de acolhimento, as mikos estão sempre apoiam e protegem os necessitados.

Purificação I (2 PM):  Seu toque purifica a criatura tocada assim é possível remover uma das seguintes condições: atordoado, abalado, apavorado, cego, confuso, enjoado, exausto, fascinado, fatigado, paralisado, pasmo ou surdo.

Purificação II (5 PM):  Além das condições apresentadas na Purificação I, agora é possível remover doenças e venenos, mas não previne novas contaminações ou envenenamentos.

Purificação III (7 PM): Agora é possível as mikos removerem efeitos prejudiciais de encantamentos, transmutações e trevas. Caso os efeitos serem advindos de itens amaldiçoados, eles iram retornar em 1d4 dias.

Purificação IV (12 PM): Com a plenitude de seus feitos, as mikos agora conseguem remover toda e qualquer condição existente, além de remover a origem delas. Como jutsus ou itens amaldiçoados.

Heiwa no Ya:
Uma miko pode canalizar energia espiritual de luz para a ponta de sua flecha., você pode atirar uma flecha de energia em um companheiro e curá-lo. você deve gastar 1 ponto de magia para cada dado de cura. Criaturas vivas recuperam 1d6 pontos de vida, e shiryou e oni (youkai com Honra 5 ou menor) sofrem 1d6 pontos de dano de luz.

No 2o nível e posteriores a cada 3 níveis a cura aumenta em +1d6. Você nunca causa dano ou efeitos prejudiciais a si mesmo com essa habilidade.
*essa habilidade não consome munição

Discípulo dos espíritos:
No 3º nível, uma Miko se estabelece no caminho dos espíritos. Você pode aprender e executar jutsus de Sabedoria de grau mediano. Além disso, soma novamente seu bônus de Sabedoria a seu total de pontos de magia.

Inochi no Iki:
Com uma forma de tentar amenizar as dores do mundo, uma miko pode purificar uma área a seu redor e curar os companheiros. Em uma área de 9m de raio, uma miko cria uma área com energia de cura onde todos recebem 3d8 + 3PVs. Utilizar essa habilidade consome 3PMs.

No 11º nível ao utilizar o Inochi no Iki a Miko pode escolher adicionar 5pms para criar uma barreira protetora juntamente com a aura de cura impedindo que inimigos possam atacar. A barreira funciona como o jutsu Aura Zen e a CD22 (igual à um jutsu avançado).

Iniciada dos espíritos:
A partir do 6º nível, a Miko se torna uma iniciada. Você pode aprender e executar jutsus de Sabedoria de grau avançado. Além disso, soma novamente seu bônus de Sabedoria a seu total de PM.

Mahi no Ya
Básico (5 PM): Quando por algum motivo a miko tiver dificuldades ou por algum outro motivo não for capaz de derrotar um espírito ou ser maligno ela pode usar uma flecha imbuída com um ofuda para selar seu adversário em uma espécie de paralisia total / coma. O adversário deve ser bem sucedido em um teste de vontade cd 15+modificador de sabedoria da miko. Em caso de falha ficará selado [ incapaz de realizar qualquer ação ] por 1d4 dias. Essa habilidade só funciona contra alvos de tamanho diminuto a médio.

Mediano: Alvos de tamanho médio a grande.

Avançado: Alvos de tamanho grande a descomunal.

Sublime: Alvos de todos os tamanhos.

Adepta dos espíritos:
No 10º nível, a Miko eleva seu controle espiritual a níveis sublimes. Você pode aprender e executar jutsus de Sabedoria de grau sublime. Além disso, soma novamente seu bônus de Sabedoria a seu total de pontos de magia.

Mestre dos espíritos:
no 15º nível, a Miko é uma lenda, atingindo a maestria dos jutsus de espírito. Você pode aprender e executar jutsus de Sabedoria de grau lendário. Além disso, soma novamente seu bônus de Sabedoria a seu total de pontos de magia.

Hama no Ya:
A miko pode disparar uma flecha imbuída de energias purificadoras de imenso poder e letais contra youkais, bakemonos e outros espíritos desonrados *Essa habilidade requer um arco (de qualquer tipo) feito de tronco de cerejeira

Básico – A partir do 5º nível a Miko ficará por uma rodada completa concentrando-se [ teste de Vontade CD 20], no próximo ataque à distância, ela poderá gastar uma quantidade de PMs igual ao seu nível + o bônus dos chakras abertos que será somada ao dano de seu ataque.

Mediano – A partir do 10º nível a Miko ficará por uma rodada completa concentrando-se [porém não precisa mais fazer um teste de vontade ] eo próximo ataque à distância, ela poderá gastar uma quantidade de PMs igual ao seu nível + o bônus dos chakras abertos que será somada ao dano de seu ataque.

Avançado – A partir do 15º nível a Miko pode usar uma ação de movimento concentrando-se o próximo ataque à distância, ela poderá gastar uma quantidade de PMs igual ao seu nível + o bônus dos chakras abertos  que será somada ao dano de seu ataque.

Sublime – A partir do 20º nível a Miko pode usar uma ação livre concentrando-se o próximo ataque à distância, ela poderá gastar uma quantidade de PMs igual ao seu nível + o bônus dos chakras abertos + seu modificador de honra  que será somada ao dano de seu ataque.

Hama no ya causa metade do dano em criaturas honradas (em caso de falha no teste de vontade a miko perde os PM gastos e faz apenas um ataque normal) Seu nível + bônus do chakras abertos

*Caso sofra dano enquanto concentra sua hama no ya, a miko perde os PM gastos

1Todas estas habilidades exigem Honra 16 ou mais. Você não pode usá-las caso sua Honra caia abaixo deste limite.

Ideia:
Pedro Diniz
Texto:
Pedro Diniz
Game Design:
Douglas “PicaPau” Dias
Leandro “Shiryu” Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *